Somos um projeto de Meliponicultura Urbana para a regeneração dos ecossistemas e da conexão das pessoas com a natureza.

A URBEES nasceu em 2019 em Florianópolis, com o propósito de difundir e facilitar a criação de abelhas sem ferrão nas cidades como ferramenta de regeneração não só dos ecossistemas locais, mas também da relação das pessoas com a natureza. Acreditamos no potencial das abelhas nativas e procuramos resgatar a presença delas na nossa sociedade, potencializando seus benefícios na vida das pessoas e no meio ambiente urbano.

Acreditamos também que a criação racional de abelhas nativas sem ferrão (meliponicultura) é um caminho viável para a preservação de muitas espécies ameaçadas de extinção e por esse motivo, a URBEES valoriza a meliponicultura realizada de forma responsável e sustentável, reconhecendo as boas práticas, garantindo o bem estar das colmeias e trabalhando para que a cadeia da meliponicultura local seja valorizada.

Em Maio de 2020 a URBEES foi reconhecida como um dos 500 melhores projetos

ambientais da América Latina pelo Prêmios Latino américa Verde, tendo ficado em 16° entre os projetos para preservação da Fauna. Esse reconhecimento só reforça e impulsiona nossa missão de difundir a meliponicultura urbana com consciência e responsabilidade.

A URBEES nasceu para atuar em rede e só faz sentido como tal. Aqui cada espécie (seja abelha, gente ou planta) importa na sua integridade diversa: coexistindo, coevoluindo e contribuindo para vivermos em ecossistemas cada vez mais equilibrados. 

Vem regenerar também!

3 respostas

  1. Conheci o projeto no @globoreporter gostaria de conhecer mais sobre a produção. Sei um pouco como as abelhas são extremamente importantes para a nossa sobrevivência.

  2. Acabei de assistir no Globo Repórter a reportagem referente a criação de abelhas feita pela urbees, parabéns pela iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *