O que é Biofilia e o que isso tem a ver com as abelhas nativas?

Conceitualmente, biofilia é a tendência inata que um ser humano tem de se conectar com outras formas de vida. É um conceito que surgiu em 1973, pelo psicanalista Erich Fromm e foi melhor explorado por Edward O. Wilson, no seu livro ‘Biophilia’ (1984).

Essa tendência explica, por exemplo, porque temos a necessidade de estar em contato a natureza… ou porque sentimos que “recarregamos as energias” em ambientes naturais… ou, ainda, porque a presença de elementos naturais reflete em saúde e bem estar nos ambientes residenciais e corporativos. É um conceito muito explorado na arquitetura, através da #arquiteturabiofilica, mas é muito mais abrangente e pode nos guiar em projetos das mais diversas áreas.

E é por isso que a biofilia está no DNA da URBEES.

Acreditamos que a meliponicultura urbana e o contato com as abelhas nativas têm um enorme potencial de ressignificar barreiras socioculturais e regenerar nossa conexão com a natureza… trazer esses insetos para nosso convívio diário pode mudar a forma com que consumimos nosso alimento ou nos relacionamos com nossxs vizinhxs, por exemplo. Além de tantos outros benefícios…

Você já parou para refletir sobre as barreiras socioculturais que foram criadas para (de certa forma) “nos proteger”, mas acabaram por nos dissociar do ambiente natural? E porque as crianças são muito mais livres nas experiências na natureza e no contato com outras formas de vida?

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *